domingo, 17 de janeiro de 2010

ADAPTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A adaptação é um processo gradativo, o qual é vivenciado diferentemente por cada criança. Esse processo vai sendo conquistado/construído nas interações com os outros – crianças, professores e pais – e com o meio – escola e casa. É um período permeado por emoções diversas como o medo, ansiedade, insegurança, dentre outros, para todos os envolvidos – professores, pais e em particular, as crianças. As crianças precisam muito do apoio dos pais nesta fase, transmitindo-lhes segurança, apoio e paciência nesse momento tão delicado que poderá surgir choro, vômito, diarréia, mal-estar, dificuldades para dormir, insônia, mordidas, dentre outros.

- Transmita segurança ao deixar seu filho; Converse sobre como é gostoso estar neste espaço, que é um lugar legal, que tem atividades, brincadeiras, amiguinhos, educadoras legais, lanche e almoço gostoso, um parque, muitos brinquedos e brincadeiras e todos lhe querem bem;

- Não prolongue a despedida, deve ser um momento enfrentado sem mentiras, não saia escondido (a), mesmo que tenha que ouvir o choro e sair com o coração apertado. Baixe-se, olhe nos olhos dele converse com a criança e fale que voltará no final da tarde para pegá-lo e que jamais esquecerá dele;

- Estimule seu filho a ser uma criança autônoma. Se vier com ele no braço, antes de chegar a escola, coloque-o no chão para que ele venha com os próprios pés.

- Estimule-o a trazer sua própria mochila;

- Ao pegar seu filho no CMEI converse com seu filho (a) sobre o espaço e as crianças, sobre como foi o dia, o que ele fez, o que foi legal, o que ele comeu, valorize com palavras como: “que legal! que bom! Meus parabéns! Valeu!;

- No período de adaptação o horário das atividades são diferenciadas. Fique atento (a) não se atrase, pois é fundamental chegar no horário para que a criança sinta-se confiante e segura, ela precisa saber que você vai, mais volta no horário combinado.

(Trecho extraídodo Folder da reunião de pais do CMEI Itacira Bento Natal/RN - 2009)

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